18 de janeiro de 2022
Várzea Grande (MT) abre cadastro para vacina contra a Covid em crianças e de 5 a 11 anos e define locais
Serão três pontos exclusivos para a aplicação das doses das crianças que deve ser em local separado das demais pessoas a serem vacinadas.
Por: G1 MT
Várzea Grande abriu nessa segunda-feira o cadastro para crianças de 5 a 11 anos e quer imediatamente iniciar a aplicação das doses da vacina contra a Covid-19.
O prefeito em exercício, José Hazama e o Secretário de Saúde, Gonçalo Barros separaram três pontos exclusivos para a aplicação das doses das crianças que deve ser em local separado das demais pessoas a serem vacinadas.
Os locais de vacinação escolhidos são:
Clínicas Médicas do Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG no Grande Cristo Rei;
Escola Estadual Adalgisa de Barros no Centro da Cidade;
Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Jr (Grande Mapim/Imperial).
Fora isto Várzea Grande vai colocar em prática uma migração de bancos de dados das Escolas Públicas para facilitar a inscrição das crianças, ou seja, aqueles alunos que se encontram regularmente matriculados em unidades de ensino público terão seus dados transportados para o Banco de Dados da Secretaria Municipal de Saúde para agilizar e acelerar o processo de inscrição e posterior vacinação na medida em que forem chegando as vacinas.
O cadastro está disponível no site da prefeitura na aba Imunização Várzea Grande, apresentar documentos pessoais como Certidão de Nascimento, CPF e RG se tiver ou dos pais, mas principalmente o Cartão do SUS e comprovante de endereço.
CUIABÁ: Cadastro de vacinação para crianças de 5 a 11 anos começa em Cuiabá
Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável, que precisa apresentar documento pessoal ou enviar autorização assinada.
O titular da pasta de Saúde de Várzea Grande fez um alerta que faz parte do protocolo clínico para as crianças que testaram positivo para Covid devendo aguardar 30 dias a partir dos primeiros sintomas para se vacinar após realizar os exames necessários.
Já aquelas com sintomas gripais (que testaram negativo para COVID) devem aguardar melhora e não podem apresentar quadro febril. Aquelas que receberam algum tipo de imunizante em prazo inferior a 15 dias também não podem tomar a vacina.
Vacinação de 12 anos acima
Para estas faixas etárias a vacinação contra a COVID-19 ocorre normalmente, nesta semana, de 17 a 22 de janeiro;
De segunda a sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo Fiotão, com mudança de horário, das 8h às 17h. E sexta, haverá das 8h às 22h, a edição do ‘Sextou Vacina VG’.
No sábado, dia 22 de janeiro, em sistema drive thru no Parque Berneck e funcionará das 8h às 16h.
Locais de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde: Alerta para alteração
A vacinação será realizada nos seguintes locais em horário de expediente, entre 8h às 11h e das 13h às 16h, com mudança para 13 Unidades disponíveis:
Centro Saúde Nossa Senhora da Guia;
UBS Cabo Michel;
Policlínica Atenção Primária Cristo Rei;
ESF Jardim Manaíra;
UBS Ouro Verde;
Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro;
Policlínica Atenção Primária Parque do Lago;
PSF Capão;
Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;
Policlínica Marajoara;
UBS Aurília Curvo;
UBS São Mateus
UBS do Água Vermelha.
As Clínicas de Atenção Primária do Jardim Glória e a do Santa Isabel, ficam exclusivas para diagnóstico e tratamento das Síndromes Gripais.
Segundo o município, esta reorganização foi necessária, porque a UPA do Ipase foi reaberta como referência aos casos e sintomas da Covid-19, com tendas, triagem, atendimento médico, exames clínico e de imagem e dispensação de medicamentos, e se necessário internação. UPA do Cristo Rei ficou para atender as demais ocorrências em Saúde.
As duas Unidades de Saúde do Jardim Glória e Santa Isabel, para atendimento aos casos de Síndrome Gripal, deixando de aplicar a vacina, para atender com exclusividade as ocorrências das gripes.