17 de novembro de 2021
Sem água nas torneiras há 5 dias, moradores buscam água em poços artesianos em MT
Moradores estão sem receber água em casa desde sexta-feira. A água dos reservatórios já foram utilizadas e a situação é crítica.
Por: Dhyego Rodrigues, TV Centro América
Com a crise hídrica em Tangará da Serra (MT), os pontos onde há poços artesianos registram movimento. Só na tarde desta quarta-feira (17), mais de 50 mil litros de água foram retirados de um dos poços disponibilizados aos moradores.
Segundo a Defesa Civil Municipal, que tem feito o controle da entrega da água, em um único ponto mais de 60 veículos passaram pelo local em busca do líquido.
Porém, a população tem concentrado a retirada apenas no poço que fica na Vila Alta (operacional do Samae), o que pode gerar longa espera.
Para evitar esse problema, a recomendação é que os moradores procurem os outros pontos de abastecimento, sendo um no almoxarifado do Samae e outro no bairro Jardim Tarumã, que fica na Igreja Sagrado Coração de Jesus.
Ainda segundo a Defesa Civil, os moradores podem retirar quantos litros forem necessários já que muitos dão apoio a vizinhos ou familiares.
A busca por água nesses locais acaba sendo uma opção, já que os moradores estão sem receber água em casa desde sexta-feira (12).
Nessa terça-feira (16), o Samae anunciou mudanças no abastecimento da cidade, antes os moradores recebiam água 3 vezes por semana, agora passam a receber apenas duas vezes.
“O racionamento passa agora a ser duas vezes na semana de acordo com o que está no cronograma: quem recebe água segunda, quarta e sexta vai passar a receber na segunda e na sexta; quem recebe água terça, quinta e sábado vai receber agua na terça e no sábado,” explicou o diretor do Samae, Heliton Oliveira.
A medida, segundo ele, foi necessária porque toda a água dos reservatórios já foram utilizadas e a situação é crítica.
Em 2016, Tangará passou pela pior crise no abastecimento até então, famílias se aglomeraram em pontos espalhados pela cidade para buscar água e caminhões pipa foram disponibilizados para ajudar no abastecimento.