18 de fevereiro de 2025
Gloria Pires será indenizada por uso não autorizado de meme; entenda o caso

Por: Istoé Gente
A atriz Gloria Pires, de 61 anos, será indenizada em R$ 15 mil pelo uso não autorizado do meme “Não sou capaz de opinar”, que surgiu após sua participação como comentarista do Oscar na Globo, em 2016. A informação foi publicada inicialmente por Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
O empresário Cesar Augusthus Ferreira Marques, dono do site ‘Me Passa Aí’, uma plataforma de estudos, utilizou a imagem da atriz sem autorização.
Em um post no Facebook, o portal reproduziu a foto de Gloria e simulou a pergunta “O que você achou da aula de cálculo?”. Nas respostas de múltipla escolha, estavam frases da atriz durante a transmissão do Oscar, como “Não sou capaz de opinar”.
Processo
Gloria Pires processou Cesar Augusthus Ferreira Marques e a marca por danos morais e materiais. A Justiça do Rio considerou apenas os danos morais procedentes, uma vez que a atriz não comprovou quanto cobra pelo uso de sua imagem, nem o que deixou de ganhar com a veiculação do meme no Facebook.
A reportagem entrou em contato com a defesa do empresário e com a assessoria da atriz, mas, até o fechamento desta matéria, ainda não obtivemos retorno. O texto será atualizado assim que houver resposta.
Assista ao vídeo do meme de Gloria Pires: