17 de agosto de 2022
Servidores fazem protesto em frente a casa de prefeito de Rondonópolis (MT) e paralisam serviço por 24 horas
Os manifestantes aguardam um estudo para alteração no plano de cargo e carreiras, proposta de valorização da categoria e concurso público amplo.
Por: G1 MT
Servidores públicos da Prefeitura de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, começaram nesta quarta-feira (17) uma paralisação de 24 horas, e fazem protestos em frente a casa do prefeito José Carlos do Pátio.
As manifestações começaram às 8h30. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais aguarda um estudo para alteração no plano de cargo e carreiras, proposta de valorização de toda a categoria e concurso público amplo.
A Secretaria de Gestão de Pessoas informou por meio de nota que já se reuniu com os representantes do sindicato. Segundo ele, a valorização do servidor está ocorrendo, já que neste ano, a prefeitura concedeu a Revisão Geral Anual (RGA), de 11%, além do abono de R$ 1 mil concedido aos agentes comunitários de saúde e também o reajuste no salário de cinco categorias de servidores que atuam nas unidades básicas de saúde. O secretário disse que para a educação, a expectativa do município é realizar um novo concurso para professores com 700 vagas, mas a gestão está propondo o realinhamento das carreiras, fazendo estudos, atualizando o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), oferecendo ganho real para os servidores e o reajuste escalonado conforme o grau de formação.
Segundo o sindicato, a categoria tenta há mais de um ano uma audiência com o prefeito José Carlos do Pátio, mas todas as tratativas ocorridas até o momento foram conduzidas apenas com secretários da gestão.
A última greve do serviço público municipal aconteceu no início de 2015 e durou mais de três meses.