quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Secom-MT/Reprodução

Por: Bruno Motta, TV Centro América

A praça da Igreja Rosa Mística, em Lucas do Rio Verde, ao norte do estado, foi transformada em um Vale dos Dinossauros, chamada de Expodinos. O evento é realizado anualmente em diferentes regiões do estado, de forma gratuita e livre para todos os públicos.

Ao todo, são 11 réplicas dos dinossauros em tamanho real sendo expostos na praça. As atrações seguem disponíveis até o próximo domingo (29).

A exposição mostra toda história desses animais que habitaram a Terra há 70 milhões de anos e traz um resgate histórico aos interessados em conhecer mais sobre este universo.

Segundo a secretária de cultura do município, Luciana Bauer, a promoção de uma atividade cultural como essa se deve ao incentivo à aprendizagem.

“O evento concilia cultura, entretenimento, história e conhecimento. Esse resgate é de forma tão real e apresentando ao cidadão uma perspectiva realística de como eram esses dinossauros. A gente só imaginava e criava perspectivas de como seriam esses animais, e hoje é um aprendizado sensacional”, disse.

Uma das principais atrações é a réplica de um típico dinossauro do Centro-Oeste chamado de Pycnonemosaurus Nevesi.

Ele viveu em Chapada dos Guimarães há 70 milhões de anos, durante a era Mesozoica, na região onde hoje está localizada Jangada Roncador.

O predador possuía dentes afiados, com aproximadamente 4 metros de altura, 9 metros de comprimento e pesava até 2 toneladas.

No ano passado, o evento ocorreu na Praça Berneck, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Na ocasião, também contou com 11 réplicas dos dinossauros e atraiu a curiosidade das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.