24 de março de 2021
Polícia investiga suposta invasão de hackers a site de cadastramento de vacinação em Cuiabá
Sistema que tem em média 17 mil acessos por dia registrou mais de 1,1 milhão, inclusive do exterior.
Por: G1 MT e TV Centro América
A polícia investiga um suposto ataque hacker que derrubou nesta quarta-feira (24) o sistema de cadastro online para a vacinação em Cuiabá. Em um dia foram notificados mais de 1,1 milhão de acessos do Brasil e do exterior. A média normal é de 17 mil acessos por dia.
O sistema da prefeitura ficou instável e está fora do ar em manutenção até esta quinta-feira (25).
A explosão de acessos também se deve a uma fake news que circula nas redes sociais sobre a suposta ampliação da vacinação na capital.
A mensagem falsa diz que a Prefeitura de Cuiabá vai vacinar pessoas a partir dos 18 anos.
A vacinação foi prejudicada por causa disso e teve que ser praticamente paralisada.
Instabilidade
Nessa terça-feira (23), no começo da tarde, houve uma instabilidade no site onde é feito o cadastramento e o agendamento da vacinação em Cuiabá. Algumas pessoas alegam que conseguiram agendar, tiveram a confirmação de horário da vacina, mas não foi gerado o QRCode e por isso estavam com dificuldades para se vacinar no local.
Muitos agendamentos que haviam sido feitos foram perdidos, porque o sistema ficou instável. Algumas pessoas conseguiram fazer o print para a comprovação e permaneceram no local para receber a dose.
As pessoas que agendaram para esta quarta-feira (24) e que não conseguiram entrar no Centro de Eventos devem aguardar informações dos canais oficiais da Prefeitura.
A campanha de vacinação começou no dia 20 de janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde mais de 50 mil pessoas foram imunizadas. Atualmente, são contemplados idosos com idades entre 75 e 79 anos.
Mais de 700 pessoas foram vacinadas nesta quarta-feira (24). Outras 400 devem ser imunizadas no período da tarde.