terça-feira, 6 de maio de 2025

Por: Istoé Gente

O cantor e compositor Péricles, de 55 anos, considerado um ícone do pagode romântico e um dos maiores nomes do pagode brasileiro, reuniu jornalistas, amigos e fãs na noite de terça-feira, 15, para antecipar o lançamento da primeira parte do projeto audiovisual “Pagode do Pericão” – Ao Vivo em São Paulo.

Gravado no dia do aniversário da cidade, em 25 de janeiro, no Pavilhão do Anhembi, o álbum contou com a presença de grandes nomes da música brasileira, como Seu Jorge, Maria Rita e Thiaguinho, além de um público de aproximadamente 20 mil pessoas.

O álbum apresenta releituras de canções do samba e do pagode que fizeram grande sucesso entre os anos 1980 e 2000. Nesta primeira leva, estão hits do Grupo Raça, Almir Guineto, Grupo Pirraça, Jorge Aragão, Leci Brandão, Grupo Molejo, Grupo Samba Lá De, Jovelina Pérola Negra, entre outros.

Após o sucesso das edições de 2019 e 2022, Péricles retomou o projeto em uma turnê nacional, que já passou por cidades como Brasília, Salvador, São Paulo, Recife e Belo Horizonte. Agora, as apresentações seguem para Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Considerada um marco significativo na carreira do artista, a “Parte 1” do Pagode do Pericão será lançada em todas as plataformas de música nesta quarta-feira, 16 de abril, e trará, logo de cara, 11 faixas.

Confira todas as faixas:
Sou Sereno (Carlos Cesar Matheus / Wilson Rodrigues)
Conselho (Adilson Pinheiro Bispo / José Roberto Rangel Chapelem)
Boca Louca feat. Seu Jorge (Jose Carlos Pereira)
Quem de Nós (Beto Correa / Pagom)
Coisa de Pele (Acyr da Cruz / Jorge Aragão)
Só Quero te Namorar feat. Maria Rita (Leci Brandão)
Sentimento de Posse (Arlindo Cruz / Jorge David Barbosa Macedo)
Amor Estou Sofrendo (Flavio Cardoso / Jorge Aragão
Menina de Aruanda feat. Thiaguinho (Ademir da Silva / Reinaldo Souza Amancio Silva)
A Distância (Péricles)
Luz do Repente (Arlindo Cruz / Franco / Marquinhos PQS)

Em um bate-papo exclusivo com a IstoÉ Gente, Péricles Aparecido Fonseca de Faria, que nasceu em Santo André, São Paulo, em 22 de junho de 1969, tem 40 anos de carreira e é considerado o “Rei da Voz”, falou sobre o novo projeto, a carreira, sonhos profissionais, opinou sobre o segmento do samba e do pagode, e comentou, com muita alegria, a notícia de que Thiaguinho, seu amigo e parceiro de tantos anos, será papai pela primeira vez. Confira abaixo a entrevista na íntegra!

ENTREVISTA
ISTOÉ GENTE: Fale sobre esse novo projeto “Pagode do Pericão – Ao Vivo em São Paulo”, cheio de releituras e parcerias com cantores amigos.
Péricles: Fiquei muito feliz por ter reunido no mesmo palco artistas de quem sou fã e que admiro. O Seu Jorge é um grande expoente da música brasileira, que leva nossa arte e cultura para todos os cantos do mundo. O Thiaguinho é um irmão que a vida me deu, e nossa parceria é e sempre será eterna. E a Maria Rita, além de ser uma pessoa maravilhosa, tem uma voz única e um talento excepcional. Além de ter os amigos nesse trabalho importante para mim, faço uma homenagem a quem chegou antes de nós e trilhou o caminho.

O “Pagode do Pericão” é um projeto do qual eu me orgulho muito e que homenageia compositores e cantores que vieram antes de nós e abriram as portas para que pudéssemos entrar. Eu penso em fazer uma homenagem a quem chegou antes de nós no samba. O melhor que eu posso fazer é compartilhar essas grandes músicas. Isso deixa uma semente e um legado.

ISTOÉ GENTE: Como você vê o cenário do samba atualmente? Ainda falta algo para coroar o segmento?
Péricles: As coisas que faltavam estão acontecendo hoje em dia, com um olhar mais profissional no segmento do samba. Hoje, o samba está em um bom momento porque existem pessoas gabaritadas para isso, como os grandes festivais de samba e pagode.

ISTOÉ GENTE: Tem algo que você não realizou e deseja fazer em sua carreira?
Péricles: Tem um monte de coisa que eu quero realizar. Não penso em ter uma carreira internacional, mas quero que a minha música toque na Europa, quero fazer parcerias e fazer com que o samba chegue à América Latina como um todo. Quero conquistar o mundo.

ISTOÉ GENTE: Em alguns de seus trabalhos, você sempre faz parcerias com cantores sertanejos. Como vê essa união musical?
Péricles: Eu sou da música. Quanto mais eu puder fazer parcerias com outros ritmos, farei. O pensamento é compartilhar experiências e quebrar muros. Quem sabe vêm mais parcerias por aí.

ISTOÉ GENTE: Você já revelou ter um gosto musical bastante diversificado e, por ser cantor de samba, não se limita só ao seu universo. Fale um pouco sobre isso.
Péricles: Ouço de tudo, música brasileira e internacional. A maioria das músicas serve como base de estudo. Estou sempre ouvindo música, pois sempre há algo novo que aprendo.

ISTOÉ GENTE: Como vê e lida com as redes sociais para os músicos hoje em dia?
Péricles: Mudou muito a nossa maneira de produzir e compor. Isso é um reflexo do que estamos vendo hoje. Tudo é muito rápido e para ontem. Eu não perco a essência, mas me adapto à atualidade. Quero estar perto do meu público, e tem dado certo.

ISTOÉ GENTE: Você, como um paizão, como recebeu a notícia de que o Thiaguinho, seu parceiro de tantos anos, vai ser papai? Que dica você daria para a paternidade de primeira viagem?
Péricles: A gente tem amizade, respeito e uma parceria que não é de hoje. Ele vai ser um pai maravilhoso. Fiquei muito feliz e alegre com a notícia. Estou à disposição para o que ele precisar, mas claro que ele trilhará um belo caminho na paternidade. A Carol também será uma grande mãe. Vai ser uma família linda.

Últimas Notícias
Mariana Goldfarb e Cauã Reymond
Mariana Goldfarb aponta misoginia e violência em meio à polêmica com Cauã Reymond
Reprodução/Instagram: @ meganfox e @@ColbyCovMMA
Lutador do UFC revela ter flertado com Megan Fox nas redes sociais
Definição legal de “mulher” se baseia em sexo biológico, decide Supremo britânico
Definição legal de “mulher” se baseia em sexo biológico, decide Supremo britânico
O quanto há de ciência nos filmes de ficção científica?
O quanto há de ciência nos filmes de ficção científica?
Reprodução/Instagram
Bruno Henrique pode ser suspenso? Veja possíveis punições baseada em casos similares
Presidente dos EUA, Donald Trump 28/03/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein
Incerteza no comércio global pode gerar ‘graves consequências negativas’, alerta OMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.