18 de novembro de 2024
Cuiabá pode sofrer primeiro rebaixamento de sua história; veja retrospecto
Perto da degola, Dourado nunca caiu a nível estadual ou nacional em 23 anos de existência
Por Jonathas Gabetel — Cuiabá
Time mais jovem da Série A, o Cuiabá está perto de sofrer o primeiro rebaixamento de sua história. Em 23 anos de existência, o clube mato-grossense jamais amargou uma queda, seja a nível estadual ou nacional.
No Campeonato Brasileiro, o Dourado escalou desde a Série D até a elite. O inédito e emblemático acesso à primeira divisão do futebol brasileiro veio em 2021, quando terminou na quarta colocação da Série B 2020 (que se estendeu por conta da pandemia da Covid-19) – portanto, faz sua quarta participação consecutiva.
A equipe chegou a ficar muito perto do descenso nacional por duas vezes na Série C, em 2012 e 2013, escapando da degola apenas na última rodada em ambas as ocasiões.
No Mato-grossense, o Cuiabá já disputou a Segunda Divisão, mas não foi fruto de um rebaixamento. Em 2009, o clube foi comprado pela família Dresch (donos até os dias atuais) e reativado após dois anos de licenciamento das atividades, entre 2007 e 2008.
O reinício ocorreu na segundona estadual naquela mesma temporada, em campanha que terminou com o vice-campeonato e, consequentemente, a promoção.
Penúltimo colocado do Brasileirão e sem demonstrar poder de reação, o Dourado tem apenas 2,77% de chance de permanência, segundo levantamento do Espião Estatístico. Com 29 pontos em 33 rodadas, a distância para o primeiro time fora do Z-4 é de oito pontos.
Precisando vencer para seguir sonhando com a salvação, o Cuiabá volta a campo no dia 20, contra o Flamengo, às 18h (de MT), na Arena Pantanal, pela 34ª rodada.